quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Mundo Subdesenvolvido

Quais as causas de um mundo subdesenvolvido?
O titulo do texto diz tudo sobre o assunto que vamos tratar aqui hoje, mas para falar de “mundo subdesenvolvido” suas causas e conseqüências, nós precisamos, de inicio entender o que é subdesenvolvimento.
Bom, sabemos que no mundo de hoje, tudo gira em torno do dinheiro. Mas e quem não tem? Pois é, quem não tem, não é. É terrível ter que dizer isso, mas é a verdade nua e crua, e para falar de subdesenvolvimento é necessário falar isso.
Essa falta de renda em certos países foi criada graças à colonização feita de forma exploratória, e/ou péssima administração no inicio do desenvolvimento do país. Como esses países não têm dinheiro, não podem investir, sem investimento, não há desenvolvimento.
E também temos imensas potencias com muito dinheiro, e com inesgotáveis formas de desenvolvimento.
Tais países por terem mais dinheiro podem investir mais, e conseqüentemente ganhar mais.
Agora que já entendemos o porquê essa diferença monetária acontece, podemos falar de suas conseqüências para o mundo, para sua própria população e para todo o sistema de desenvolvimento do país.
- A primeira conseqüência é:
Que sem renda, o país corre risco de fome e miséria, seu governo não pode investir em educação e saúde, sem isso é praticamente impossível que o país cresça financeiramente.
- A segunda é:
O país passa a ser alvo de exploração total de outros países com mais renda, não apenas na mão de obra barata, mas nos produtos de exportação que saem muito baratos.
Isso acontece por que como não há empregos no país a população aceita trabalha por qualquer coisa. Idem com a exportação, com a falta de compradores, os produtos são desvalorizados.
- Terceira grande conseqüência:
Grande índice de violência na busca por comida e vários protestos e guerras civis numa busca de melhores condições.

Agora, você deve estar se perguntando:
“Quais são as soluções pra tudo isso?”
Não é tão difícil, de inicio o fim da exploração da miséria dos povos que vivem nisso.
- Um melhor planejamento de governo, baseado em investimentos de pouco custo também poderia ajudar bastante. Se cada governante fizesse seu plano de governo para reajustar a renda do país, com aumento de empregos e melhores condições em pouco tempo teriam condições de pegar emprestado dinheiro com outros países para fazer aplicações e com aplicações certas e que tragam mais renda, a divida poderia ser paga em pouco tempo e sem muito custo.
- E depois os países com melhores condições deveriam propor um tratado de ajuda, já que parte da miséria desses países é culpa deles.
- Grande parte do problema é que vários países não querem nem saber de ajudar os países mais necessitados, pois seria um grande gasto para o governo, e nesse pequeno mundinho capitalista, onde o dinheiro sempre fala mais alto, mexer nas economias significa grandes taxas de juros mais tarde, ou uma eterna dependência de tais países como forma de pagamento.
A falta de solidariedade não está apenas entre as pessoas nas ruas dos países, esta entre nossos representantes legais, está no mundo todo. E é só por esse simples fato que o mundo talvez não tenha solução!

2 comentários:

  1. sabe raffa...estou desacreditada do brasil...tao jovem e tao ignorante pra ees assunto!!
    acho que nao muda mais sabe?!
    =/

    bjaao ;*

    ResponderExcluir
  2. p eu acho q vc falou muito bem sobre o desinvolvimento do mundo

    ResponderExcluir

Diga você também =D