sábado, 8 de outubro de 2011

Crianças Bolhas

Em que droga de mundo estamos vivendo?
As crianças falam 2 idiomas, mas não sabem montar uma pipa!
Tudo bem que eu mesma nunca empinei uma pipa, mas porque eu nunca quis, não por não saber o que é uma pipa!
Crianças hoje pegam um ventinho qualquer já estão doentes, cadê as crianças que jogavam bola na chuva e a maior preocupação com isso era ter que passar pano na casa depois que ela entrasse?
As crianças e jovens de hoje não respeitam ninguém, não respeitam a si mesmas.
Os pais mais tradicionais jogam a culpa na escola, afirmam que a escola não tem uma postura rígida como antigamente, a escola, por sua vez, culpa os pais por não impor limites em casa.
De quem é a culpa? DOS ADULTOS.
Pais, Professores, Babás, enfim, todos aqueles que tem convívio direto e diário com a criança.
Pais hoje estão muito mais preocupados em serem empresários do que pais.
Querem dar mais matéria pros filhos, em vez de dar materiais.
Qual a diferença?
Dar matéria significa que você obriga seu filho a estudar, esquece que já foi criança e trata-o como um mini-adulto, assiste ele na frente de um computador o dia todo e diz "é normal, eles são a geração computadorizada", matéria significa que você dá tudo pronto a criança que está na sua frente.
Fornecer materiais significa que você lê livros para seu filho, para que ele possa imaginar, significa que você leva-o não só a grandes parques de diversões, mas a parques cheios de árvores e com brinquedos comuns como balança de pneus e gangorras de madeira. Dar materiais significa que você não só ensina seu filho  a falar cinco línguas diferentes, significa que você o ensina a dizer "obrigado" para cinco pessoas de nacionalidade diferentes da dele.
A era da mídia, da conexão mundial, da tecnologia, do consumismo tirou o lugar dos pais, do respeito, do amor... Do amor, a internet une pessoas de Nova Iorque com pessoas da Índia, mas separa a mãe do seu filho, isso porque a internet é a grande vilã? Não, isso porque temos pais ocupados demais para dizerem aos filhos "ei, deixe esse computador de lado, vamos no jardim brincar", se você disser isso hoje para algumas crianças elas certamente dirão "que jardim?".
E se você, acha que estou exagerando, olhe de novo, temos crianças que se comunicam por redes sociais com mais de 3 países graças a internet, porém, ainda assim se sentem deprimidas e solitárias, por que?
Porque rede social nenhuma pode te dar um abraço, pode te passar confiança, pode dizer "ei, filho, calma, pare de chorar! Levanta, sacode a poeira e dê a volta por cima!". Nenhum livro desses que seu filho engole na escola para ir bem nas provas pode dizer a ele como superar uma decepção, como perdoar alguém, como  SER FELIZ.
Brincar de batata-quente com isso é muito fácil. A escola joga pro pai, que joga pra escola, que joga pra escola, que devolve pro pai...
Pai e escola tem que trabalhar juntos!
Não adianta papai e mamãe jogar a criança na escola e falar "ensina ai", educação tem que vir de casa. Se seu filho não respeita a você, que é pai, mãe que cria, que colocou no mundo, sinto, não respeitará mais ninguém!
Porém, se não é você que cria seu filho, se o deixa com a babá o dia todo, sinto, você não pode cobrar nada de educação dele.
Não adianta a escola ensinar certos valores, e você não reforçar isso em casa ou pior, contradizer a escola.
Pagar a mensalidade não é tudo, participar das reuniões é importante sim, e ouvir o que os professores tem a dizer sobre seu filho, sobre pontos que precisam ser trabalhados em conjunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga você também =D