quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Depressão


Poucos sabem o que realmente é e o que faz e, o principal... Como tratá-la.Depressão não é só aquela tristeza incondicional que todos pensamé uma doença física que age no seu psicológico e mental.Seus sintomas são básicos e fáceis de reconhecer, porém pode ser confundidos facilmentecom qualquer desanimo ou estresse. São eles:
*O descontrole alimentar:
Faz o indivíduo comer compulsivamente ou quase não comer, ou seja, falta de apetite.
*Perda de humor e/ou interesse nas coisas:
Sabe quando alguém fala ou o professor está explicando a matéria e o aluno "viaja"?É quase isso, só que em tudo, a pessoa perde o interesse e a criatividade o que é malpois 98% das pessoas que ficam com depressão são sensíveis, tais como, artistas, atores, compositores, escritores, desenhistas e várias outras que mexem com o ladocriativo.
*Desanimo e perda de energias:
O depressivo não tem vontade de sair da cama, nem se quer para ir a alguma festaou qualquer outra coisa, mas não é por preguiça ou falta de vontade, é porque não tem animopara isso, se sente fraco, e em determinadas situações se sente mal e desconfortável fora da cama.
*Dificuldade de concentração:
Com os sentimentos embaralhados fica um tanto complicado se concentrar em alguma coisaque não seu sentimento infeliz de abando e tristeza, a pessoa não consegue mais prestar atençãoem nada que não faça parte de seu mundinho sombrio.
*Lentidão no raciocínio lógico e atividades mentais:
O depressivo tem dificuldade até nas contas mais simples, e se sente incapazde realizar tarefas que necessitem pensar. Para jovens estudantesisso muda completamente o boletim. Podem afetar a memória que grava as coisas na hora da prova.
*Sentimentos negativos:
Eles variam de pensamentos ruins até o próprio suicídio. O doente sente que não conseguemais viver com tanta dor, que ele mal consegue saber de onde vem, pensa apenas no lado negativo das coisas e tem sempre um sentimento de culpa.
*Exclusão e isolamento:
Sente-se deslocado e sente que ninguém o aceita ou vai entender seus sentimentos, entãocria um mudo só seu, onde fica isolado dos outros no quarto.
*Desesperança:
O individuo sente que nunca vai conseguir melhorar, o que leva a não procurar ajuda, o que só atrapalha mais.

É complicado perceber quem tem ou não depressão, as pessoas não sabem bem identificar seum amigo tem ou não, os depressivos falam e agem normalmente com família e amigosporém perdem a vontade de tudo, tem um declínio notável na escola e no trabalho, porém algo imperceptível aos outros. Quem tem depressão chora muito, pois não desabafam o que sentemporém nunca na frente de alguém, não gostam de falar sobre o assunto, e não gostam de contarpara outras pessoas, mesmo os amigos. Todos esses sentimentos atrapalham a pessoa, já que com tanto pesar assim a pessoa se sente sobre pressão o que leva ao suicídio. Mas... qual a causa da depressão? Isso ainda é difícil de descobrirem algumas pessoas começam por perdas de pessoas queridas ou de coisas queridas, em outras a depressão começa pelo estresse que acumula no paciente grande carga, o que faz com que ele se sinta responsável pelo mundo todo. Pessoas sensíveis, como comentei acima, tem mais facilidadepois sentem tudo o que acontecem, algumas pessoas criam a depressão até mesmo por verem jornais e absorverem todo aquele sofrimento mundial.
A depressão é algo cada dia mais freqüente, principalmente no mundo jovem, isso por que alguns sentem uma cobrança muito forte do colégio, dos pais, em casa, do mercado de trabalho.Tirando os jovens usuários de drogas (que faz com que fiquem depressivos, pois a droga começa a não satisfazer mais) a depressão é algo que não deveria estar sujeito a jovens. Porém não é isso que os índices mostram, com alto nível de divórcios entre os pais, pais cada dia mais sem tempo para conversa, e amigos cada vez mais distantes, fica mais fácil sentir os sintomas da depressão, o que leva a pessoa a sentir culpa por não poder ajudar os pais, não sentir-se capaz para um mercado de trabalho exigente e sentir falta de alguma coisa, sentir-e incompleto.
A depressão tem cura e não é só com terapia. Quando detectada é legalprocurar tratamentos alternativos que não deixem o paciente se sentido "problemático” como o uso dos
Florais que são substancias medicinais que usa o poder da essência das flores a partir do método criado por Edward Bach que não cura a doença e sim a pessoa ou Homeopáticos são bem parecidos, porém muito mais diferentes, e usa um principio fundamental em sua cura "os semelhantes curam-se pelos semelhantes", ou seja, o mesmo remédio pode deixar uma pessoa saudável com sérios problemas e uma com vários problemas, saudável.

Bom mesmo é sempre ficar atento e procurar ajuda logo que descobrir o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga você também =D